Perguntas Frequentes
A linha crítica para alerta de movimento de massa (Warning Line - WL) é a linha que define a condição de chuva na qual se recomenda que as Defesas Civis Municipais convoquem os agentes encarregados da resposta ao movimento de massa previsto, bem como que estes se preparem para efetuar uma potencial evacuação da população em risco em momento próximo (incluindo-se a execução de atividades como inspeção na área de risco, preparação do abrigo, verificação das condições das rotas de fuga etc.), em face do aumento do risco de ocorrência do movimento de massa e do tempo previsto para que esta previsão se concretize.
A linha crítica para ocorrência de movimento de massa (Critical Line - CL) é a linha que separa os campos de ocorrência (zona insegura) e de não ocorrência de movimento de massa (zona segura), para uma dada área de risco ou conjunto de áreas de riscos.
A linha crítica para a evacuação contra movimento de massa (Evacuation Line - EL) é a linha que define a condição de chuva na qual se recomenda que as a Defesas Civis Municipais iniciem a evacuação da população em risco, em face do aumento do risco de ocorrência do movimento de massa e do tempo restante para que esta previsão se concretize.
Curva cobra ou snake line é a linha que representa graficamente a evolução dos índices de chuva da série de chuvas atual ao longo do tempo, de modo que se possa ter noção do posicionamento dos índices de chuva da chuva atual em relação à WL, EL e CL, ou seja, de modo que se possa acompanhar a evolução dos índices de chuva e avaliar se a série de chuvas atual poderá ou não deflagrar um dado tipo de movimento de massa.
É o nome dado ao intervalo de tempo delimitado por um período de 24 horas, tanto anterior como posterior, sem chuva.
É o somatório do volume de chuva em uma série de chuvas.
É tempo no qual o volume de chuva acumulada no solo, em um dado instante, se reduz à metade.
É o somatório do volume de chuva dos períodos anteriores à série de chuvas em análise, usualmente contabilizado para períodos entre sete e quatorze dias anteriores, cada qual respectivamente deduzido das parcelas relativas à meia vida adotada.
Diz-se do volume de água que está presente no solo a cada instante; é variável e dependente da chuva atual e da chuva antecedente, da infiltração, do escoamento superficial e subsuperficial, e do tempo. Corresponde ao volume da chuva total somado ao volume da chuva antecedente.
Identificação de cada um do conjunto de indicadores utilizados para expressar as condições de chuva em um dado momento, em um dado local. São definidos de modo que seja melhorada a separabilidade entre a chuva que causa o movimento de massa (chuvas com ocorrência) e as que não os deflagram (chuvas sem ocorrência). São exemplos de índices de chuva: chuva acumulada de 24 horas, intensidade de chuva (razão entre a quantidade precipitada e o tempo no qual essa precipitação ocorreu), chuva efetiva etc.
Trata-se de fenômeno causado pela força da gravidade, caracterizado pelo deslocamento de massa fluida de sedimentos e água que contém alta concentração de cascalhos (em torno de 10% a 50%). Ao mesmo tempo em que transporta grande volume de sedimento, contém blocos maiores e troncos, possui grande energia destrutiva e causa enormes prejuízos às construções e à vida humana.
Fenômeno em que os sedimentos e rochas, inclusive o solo superficial, se deslocam devido à gravidade, devido ao seu peso próprio, em velocidade rápida.
Fenômeno em que os sedimentos e rochas, inclusive o solo superficial, se deslocam, devido ao seu peso próprio, em velocidade lenta (podendo ocorrer ao longo de vários anos), afetando camadas mais espessas do substrato.