A 10 Reunião Técnica de Mapeamento de Risco ocorreu nos dias 10 e 11 de maio no salão nobre da CPRM e contou com a participação presencial de membros das prefeituras de Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau, DRM, Georio, ABGE, JICA e representantes das universidades de UFRGS e UERJ. O Ministério das Cidades, Cenad e Cemaden participaram do primeiro dia da reunião técnica por vídeo conferencia.
No dia 10 de maio a reunião iniciou pela manhã com a apresentação presencial dos objetivos. Em seguida o geólogo José Kepel apresentou um modelo experimental de automatização de mapas de perigo no programa Arcgis, uma proposta inédita da CPRM no quesito de novas tecnologias para o mapeamento de perigo.
O Ministério das Cidades deu sequencia as apresentações, por vídeo conferência, falando sobre os planos de expansão urbana e utilização dos produtos de mapeamento de risco no planejamento urbano.
O Cenad apresentou o trabalho de contramedida e o Cemaden, falou sobre monitoramento e alerta, além de citar a importância dos limiares de chuva e da relação do mapeamento de risco com as atividades de monitoramento e alerta.
Na parte da tarde os municípios de Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau apresentaram a conclusão dos mapeamentos de perigo e risco nos municípios piloto.
No dia 11 de maio a reunião técnica ocorreu na parte da manhã. Foi apresentada a metodologia Japonesa adaptada ao Brasil. Posteriormente discutiram-se os desafios e as contramedidas para a utilização da metodologia no Brasil, assim como as perspectivas atuais e futuras para a implantação e utilização dos manuais pelas demais instituições.
O presidente Eduardo Ledsham esteve presente no encerramento da reunião e falou sobre a importância no desenvolvimento dos mapas de risco.
A 10 RT teve um ato especial de agradecimento ao consultor Tomohiro Nishimura, que acompanhou e orientou a equipe da CPRM em todo o desenvolvimento do projeto GIDES.
Texto: CPRM