Novos encontros serão organizados pelo Ministério da Integração Nacional
Nos dias 30 e 31 de março, integrantes do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden - RJ) participaram, em Petrópolis, do 1º Ciclo de Acompanhamento do Eixo Plano de Contingência. A reunião foi realizada na sede da Defesa Civil da cidade e ministrada por quatro técnicos do Ministério da Integração Nacional (MI). Na ocasião, os participantes debateram o manual de plano de contingência, o desenvolvimento de planos de contingência no sistema PLANCON/S2ID e os fluxos de atividades dos municípios piloto.
O evento foi coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES). Estiveram presentes técnicos do Cenad (MI) e do Programa de Preparação para Desastres (DPP - MI), especialistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Defesa Civil de Petrópolis.
Os representantes do Cemaden-RJ que participaram da reunião avaliaram o encontro como proveitoso tanto para integração como para acesso à informação.
- Foi possível testar a nova plataforma, propondo sugestões que visam à melhoria dos resultados obtidos no treinamento – relataram os membros do grupo: tenente-coronel Rodrigo Werner, major Silvia Santana, 2º Sargento João Carlos Araújo Moreira e cabo Leandro de Souza Camargo.
Em maio de 2017, a equipe do Ministério da Integração Nacional realizará um novo ciclo de acompanhamento nos municípios piloto para debater ajustes no manual de plano de contingência e simulados.
fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro