CPRM e JICA promoveram a semana de eventos técnicos no Rio de Janeiro

Entre os dias 15 a 17 de março, o Escritório da CPRM do Rio de Janeiro, promoveu a semana de eventos técnicos do Projeto GIDES (Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais). A finalidade do evento foi discutir a evolução da escrita do Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos de Massa.

No dia 15 de março, na sala de treinamento do DERHU, houve a Mini Reunião Técnica, com a finalidade de reunir CPRM, JICA e representantes dos municípios pilotos para discutir a evolução da escrita e a aplicabilidade prática do Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos de Massa. A CPRM foi representada pelos geólogos Pedro Augusto Pflatzgraff, Maria Emilia Radomski Brenny e Thiago Dutra dos Santos, que iniciaram a reunião com a apresentação da nova versão do manual. Posteriormente o geógrafo da Prefeitura de Blumenau, Gerson Lange Filho, apresentou a evolução dos seus trabalhos de mapeamento de risco geológico baseado na aplicação do manual de mapeamento que a CPRM, em parceria com a Jica, estão desenvolvendo. Em seguida, a prefeitura de Nova Friburgo, representada pela arquiteta Viviane Melo e os geólogos Lucas Pinheiro e Pedro Peregrini apresentaram o andamento dos mapeamentos de risco nas áreas piloto do município de Nova Friburgo. O Município de Petrópolis ficou impossibilitado de participar deste evento, devido à ocorrência de fortes chuvas que castigaram a cidade um dia antes do evento. A CPRM e a JICA, que estava representada pelos Srs. Takao Yamakoshi, Hideaki Mizuno e Fumiaki Akazawa, ouviram as dificuldades e sugestões que os municípios piloto relataram para melhorias no manual.

No dia 16 de março foi realizada uma visita de campo ao Município de Duque de Caxias, com a finalidade de visitar o local onde ocorreu um evento de fluxo de detritos que destruiu parcialmente a localidade de Mantiquira, no distrito de Xerém no ano de 2013. Participaram desta visita, representantes da Defesa Civil de Duque de Caxias, CPRM e JICA.

  

No dia 17 de março, a JICA com parceria da CPRM promoveu o Seminário sobre Modelos Numéricos para Fluxo de Detritos. Este seminário ocorreu no Salão Nobre do escritório do Rio de Janeiro com transmissão para as Suregs de todo o Brasil e reuniu palestrantes do Brasil e Japão, e um público composto por profissionais da área acadêmica, UERJ, PUC – RJ, UFRJ, EURJ, técnicos do DRM, GeoRio, CPRM e funcionários dos municípios de Blumenau e Nova Friburgo. A abertura do evento ocorreu com as boas vindas do Chefe do departamento de Gestão Territorial, Jorge Pimentel. Posteriormente o Geólogo e Professor da UFRJ, Dr. Nelson Fernandes, iniciou as apresentações do Seminário com a palestra sobre Fluxos de Detritos no Brasil.

Os Especialistas Japoneses iniciaram suas apresentações na sequência, o Dr. Fumiaki Akazawa apresentou “Modelos Matemáticos de Erosão e Deposição de Fluxos de Detritos e sua Aplicação Prática”. O Dr. Hideaki Mizuno falou sobre “Modelos Numéricos para Simulação do Movimento de Fluxos de Detritos e Respectivas Propriedades Matemáticas” e o Dr. Masato Kobiyama fez a apresentação final sobre “Análise de Sensibilidade do Modelo Kanako 2D e sua potencialidade de aplicação no Brasil”.