O Projeto GIDES esteve presente dos dias 19 a 22 de outubro de 2016 no XVIII COBRAMSEG/SBMR (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), em Belo Horizonte-MG. Este evento, organizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e das Rochas (ABMS), é o mais importante da área de engenharia geotécnica no país.
Além de contar com uma sessão técnica exclusiva para o GIDES, também foi montado um estande no local do evento onde os visitantes (estudantes, pesquisadores e profissionais da área de geotecnia) puderam conhecer mais sobre o que é o Projeto e quais os produtos estão sendo elaborados.
No estande foram instalados 7 pôsteres, sendo um deles com uma explicação geral do Projeto e outros seis referentes a cada um dos manuais que estão sendo desenvolvidos. Os visitantes puderam tirar suas dúvidas diretamente com integrantes do Projeto, estando lá representados a Serviço Geológico do Brasil - CPRM, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden, o Ministério das Cidades, o Ministério da Integração e a Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA.
A sessão técnica que ocorreu no dia 22/10 (sábado) de 11:00 às 12:00, que teve ótima participação do público, tratou exclusivamente das ações desenvolvidas pelo GIDES. Foram apresentados o histórico e os objetivos do acordo de cooperação internacional que originou o GIDES. Além disso, foram apresentadas as medidas e experiências para controle do fenômeno de fluxo de detritos no Japão e os principais aspectos contidos no manual do GIDES para tratar este fenômeno no Brasil.
A participação no evento contribuiu para a divulgação dos objetivos já alcançados pelo GIDES no meio técnico e científico e para despertar o interesse da área acadêmica nos temas do Projeto.