Sedec-RJ promove encontro para debater aspectos de previsão e alerta de desastres

Reunião contou com a presença de representantes dos municípios e órgãos interessados no tema

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, nos dias 20 e 21 de setembro, no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a 1º reunião técnica estadual do projeto de fortalecimento da estratégia nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES) sobre previsão e alerta.

O objetivo principal do encontro foi promover o debate sobre as técnicas e os métodos relacionados à emissão, transmissão, recebimento e ações de alerta de movimento de massa. Também foram discutidas as propostas de elaboração de manuais preparados por meio da integração entre o Centro Nacional de Monitoramento e alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Ronaldo Alcântara, o  encontro faz parte da cooperação internacional entre os governos do Brasil e do Japão, firmada em 2013, que prevê atividades conjuntas com os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

- Contamos com a participação de nossos representantes e de porta-vozes de algumas defesas civis municipais, além do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No quesito prevenção é importante contar com a colaboração e interação de todos – reforçou o secretário.

Durante a reunião, foram divulgados endereços na web para quem tiver interesse nos detalhes das iniciativas. Para acessar sobre o projeto GIDES, o site é  www.cidades.gov.br/gides. O CEMADEN - RJ também apresentou o seu site: www.cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br

  

fonte: Portal CBMERJ