Prefeito Rogério Cabral recebe grupo de japoneses do GIDES em visita de cortesia

NA Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Gabinete, recebeu na última segunda-feira, 9, no gabinete do prefeito Rogério Cabral, o chefe da equipe japonesa do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES), Takao Yamakoshi, e outros três técnicos japoneses, que fizeram questão de promover um encontro com o chefe do Executivo para uma visita de cortesia.

Na oportunidade, a equipe japonesa aproveitou para apresentar os avanços do projeto e, ainda, o cronograma de trabalho que será desenvolvido nos municípios piloto (Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau) a partir de 2016. A intenção também foi reiterar as ações e atribuições de cada secretaria municipal – Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente, além de outras de apoio – na condução dos pilotos.

Os debates técnicos entre os japoneses e os secretários vêm sendo realizados periodicamente e visam obter maior detalhamento dos processos deflagrados pelo evento ocorrido em 2011. Com isso, a proposta é criar um panorama geral, identificando as principais causas propulsoras de deslizamentos do porte dos que aconteceram em Nova Friburgo e, feita uma análise de todo o material, a elaboração de um manual de prevenção de desastres naturais no Brasil.

Sendo assim, a partir do ano que vem, já está programada uma série de testes-piloto do manual, tanto em Nova Friburgo quanto nos demais municípios contemplados pelo projeto. A ideia é que, a partir dos levantamentos/mapeamentos, todo o país possa adotá-lo e, com isso, prevenir a incidência dos desastres naturais. Os japoneses focam em aspectos bastante específicos a fim de desenvolver com a máxima eficiência todos os dados apurados, utilizando as corretas diretrizes técnicas que orientarão as atividades preventivas.

Para o prefeito Rogério Cabral, fortalecer a parceria com o governo japonês é de suma importância para aprimorar os arranjos cooperativos. “A partir de agora nossos encontros serão cada vez mais frequentes. Entraremos na finalização do projeto e definiremos então qual equipe da prefeitura atuará mais próxima da equipe japonesa na etapa dos testes-piloto. Além disso, com o projeto em mãos daremos início à busca por recursos, tanto do governo estadual quanto federal, para que possamos viabilizá-lo, desenvolvendo uma política pública voltada para a magnitude dos desastres naturais”, apontou o prefeito.

Texto: Lorraine Buty

Fotos: Leonardo Vellozo

 
fonte: Prefeitura de Nova Friburgo