Realizou-se, ontem (17), na sede da Defesa Civil (Sudec), uma reunião com a equipe do Projeto de Fortalecimento da Gestão Integrada de Riscos no Brasil (Gides). Participaram os representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Yoshifumi Shimoda, Shiro Makita, Koji Goto, Hidehiro Takeshima, do Cemaden, Ângelo Consoni, da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, Anna Karoline Rebouças e Paulo Luz e do Inema, Eduardo Topázio.
Na ocasião, os representantes do Gides quiseram saber mais acerca das principais ocorrências de desastre no município de Salvador, situação e manutenção das estradas e sobre os sistemas e equipamentos de alerta local, além dos danos causados pelos deslizamentos ocorridos entre abril e maio deste ano, incluindo uma visitação aos locais dos desastres.
Gestão integrada
O intercâmbio entre Brasil e Japão faz parte do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais, e tem como objetivo melhorar a capacidade brasileira de avaliar e reduzir riscos, de planejar a expansão urbana e de monitorar e transmitir informações de riscos de desastres naturais.
O termo de cooperação entre os dois países foi firmado em 2013, envolvendo as Agências Brasileira de Cooperação (ABC) e de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, das Cidades, da Integração Nacional e de Minas e Energia do Brasil.
fonte: Governo do Estado da Bahia