Morretes recebeu nesta semana a visita do engenheiro geotécnico japonês Pucai Yang, especialista em desastres naturais contratado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
Ele realizou levantamentos e medições de encostas para abastecer de informações a Jica para que, ao fim da parceria com o governo brasileiro, a Agência produza manuais para Morretes sobre: Mapeamento de Risco, Alertas Antecipados e Planejamento Urbano.
Yang foi recebido pela COMPDEC Morretes e pelo Geólogo da Mineropar Rogério da Silva Felipe. O engenheiro conheceu a sede da Coordenadoria e elogiou a medida adotada pela administração pelo trabalho de prevenção a desastres naturais.
Pucai Yang realizou medições de largura e altura de encostas de áreas de risco apontadas pela Defesa Civil. Ele utilizará a metodologia japonesa de cálculo da quantidade de terra que pode se deslocar por causa das chuvas e o alcance desse deslizamento.
Yang afirmou que a idéia é que os manuais que serão produzidos pela Jica sejam voltados também para a população e ressaltou a importância da participação popular no processo.
“A nossa ideia é dar uma contribuição para o município em relação a mapeamento de risco. Mas, assim como no Japão, a população tem que trabalhar junto com os órgãos oficiais".
No Japão, há um entendimento de que não se consegue evitar um desastre natural, mas o que ajuda é a população saber o que fazer para não se colocar em risco”, disse Yang.
fonte: Prefeitura de Morretes