Defesa Civil de Petropólis participa de reunião em Brasília sobre parceria com Japão

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, participou na última semana, em Brasília, de reunião sobre o andamento da parceria entre Brasil e Japão para a redução de desastres naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC). Também participaram representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), do Ministério das Cidades, do Ministério da Integração Nacional, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e dos outros dois municípios envolvidos.

Os participantes fizeram um balanço da parceria, iniciada no fim de 2013 e que terá quatro anos de duração. Ao fim da parceria, a Jica produzirá manuais para os três municípios sobre três eixos mapeamento de risco, planejamento urbano e alertas antecipados. O secretário Rafael Simão discursou no encontro e destacou o intenso intercâmbio de técnicos entre os dois países, em viagens custeadas pela Jica.

“Em pouco mais de um ano de parceria, aprendemos muito com as viagens dos nossos técnicos ao Japão. Eu e o prefeito Rubens Bomtempo também pudemos ir. Além disso, a cada visita de técnicos japoneses a Petrópolis, a Jica avança na sua análise sobre a nossa realidade. Paralelamente a isso, já estamos testando em Petrópolis as metodologias japonesas de mapeamento de risco e de cálculo do índice de acionamento das sirenes. Outra importância dessa troca de experiência com o Japão foi vermos como aquele país desde cedo trabalha a cultura da prevenção, como acontece nas escolas por exemplo. E nós temos trabalhado em Petrópolis nesse sentido, buscando fortalecer essa cultura, para que a Defesa Civil não seja vista somente como um órgão de resposta a desastres”, disse o secretário Rafael Simão.

No evento, os participantes ainda debateram as diretrizes e metas da parceria, o cronograma de 2015, as próximas viagens técnicas entre os dois países e os tópicos que deverão ser abordados nesses encontros. Simão voltou a colocar o município à disposição da parceria e frisou que é uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Secretaria de Proteção e Defesa Civil esteja sempre colaborando com a Jica.

O encontro também contou com a presença do gerente de projetos na área de erosão e controle de sedimento do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo (MLIT) do Japão, Koji Nishiyama.

 Foto  

fonte: Prefeitura de Petrópolis