ABGE promove Simpósio de sucesso em Cuiabá

A ABGE realizou entre os dias 22 e 25 de março de 2015 o 9º Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental na Universidade Federal do Mato Grosso na cidade de Cuiabá. O estado do Mato Grosso abrigou pela primeira vez o simpósio que já ocorreu nas cidades de São Paulo, São Carlos, Florianópolis, Brasília, Uberlândia, Maringá e Rio de Janeiro afirmando seu caráter nacional. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas entre estudantes, acadêmicos e profissionais de diversas localidades do país. 

A mesa de abertura do evento contou com as ilustres presenças do Vice Reitor da UFMT Prof. Dr. João Carlos Maia, do representante da Secretaria do Estado das Cidades do Mato Grosso Dr. Eduardo Chiletto, da representante da Secretaria de Estado e Meio Ambiente do Mato Grosso, do Superintendente da Defesa Civil Estadual do Mato Grosso  Ten. Cel. Abadio José Cunha, do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Engenheiro Civil Juares Silveira Samaniegoalém das presenças do Presidente da Comissão Organizadora do 9º SBCGG, Prof. Dr. Fernando Ximenes T. Salomão e do Presidente da ABGE, Geol. Dr. Adalberto Aurelio Azevedo. Após as palavras do Presidente da ABGE, Geol. Adalberto Azevedo os presentes foram brindados com a apresentação da Orquestra da UFMT. 

O evento teve início com a conferência “Cartografia Geotécnica e Geoambiental e as Novas Perspectivas para o Planejamento Territorial’’ proferida pelo Prof. Dr. Lázaro Zuquette que abordou ideias pertinentes a análise das perspectivas do Planejamento  Territorial, cartas e mapas de natureza geotécnica e geoambiental, perpassando pelos aspectos históricos, a evolução dos termos e os problemas relativos a interação entre os aspectos envolvidos. 

Dividido em duas sessões técnicas, a segunda feira abrigou a Sessão Técnica 1 que abordou o tema Cartografia Geotécnica: Metodologias e Escalas de Abordagem e contou com a palestra técnica “Cartografia Geotécnica: Metodologias e Escalas de Abordagem” do Prof. Dr. Roberto Coutinho, apresentação de trabalhos orais e, seguidas de debates, a Mesa Redonda abordou as Metodologias apropriadas a Cartografia Geotécnica e Geoambiental aplicada ao Planejamento Regional, com a presença de quatro debatedores especialistas na área. O dia foi encerrado com a conferência “Contribuição da Geotecnia para  a Elaboração de Cartas Geotécnicas aplicadas ao Planejamento Territorial” proferida pelo Prof. Dr. Luiz Bressani.

Na terça feira a Sessão Técnica 2 abordou a cartografia geotécnica e suas aplicações. A sessão foi aberta pela palestra técnica “Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres Naturais – Metodologia de Mapeamento de Perigo de Desastres de Sedimentos” apresentada pelo Dr. Toshiya Takeshi, chefe da Equipe japonesa do projeto Gides. Em seguida foram  realizadas as apresentações orais dos trabalhos submetidos ao evento. A Mesa Redonda 2, voltada a debater o tema “ Metodologias apropriadas a Cartografia Geotécnica aplicada ao Planejamento Territorial Urbano e aos Planos Diretores Municipais” foi coordenada por Thiago Galvão, Diretor Substituto do Ministério das Cidades, também teve grande repercussão e os debatedores puderam apresentar e contextualizar a utilização da cartografia geotécnica na definição de políticas e práticas relevantes a urbanização e ao planejamento urbano. 

Após a mesa redonda houve a realização da eleição do Comitê Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental da ABGE - Gestão 2015/2016, que buscará ser o canal de diálogo e discussões do tema, por meio da realização de eventos e o incentivo à publicações de materiais técnicos. 

No encerramento o presidente Adalberto Azevedo fez especial agradecimento à Comissão Organizadora local composta por Kurt Albrecht, Fernando Salomão e Elder Madruga, a UFMT, e aos patrocinadores CAPES, CPRM, CREA, Fundação Uniselva, Geoclube, Puríssima e Regea que viabilizaram a realização do evento.

 

fonte: ABGE