Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Últimas Notícias > Defesa Civil Nacional disponibiliza apoio aos estados do Sudeste afetados por fortes chuvas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Defesa Civil Nacional disponibiliza apoio aos estados do Sudeste afetados por fortes chuvas

  • Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 17h00
  • Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 17h32

Secretário cel. Alexandre Lucas fez contato telefônico com responsáveis no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo

03 01 ChuvasBrasília-DF, 3/1/2020 - O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), acompanha e apoia as ocorrências de fortes chuvas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Nesta sexta-feira (3), o secretário coronel Alexandre Lucas, fez contato telefônico com os responsáveis pelas defesas civis dos estados afetados para obter informações sobre os danos e disponibilizar apoio do Governo Federal. “Estamos acompanhando a situação para apoiar as defesas civis locais em caso de necessidade. É também a orientação do ministro Gustavo Canuto”, ressaltou.

Caso os estados ou os municípios mais afetados precisem de apoio financeiro, é necessário publicar o decreto da situação de emergência ou calamidade pública e encaminhar o pedido de reconhecimento federal à Sedec, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais. Após a portaria de reconhecimento ser publicada no Diário Oficial da União, o ente pode fazer a solicitação de recursos  para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

Alertas sobre desastres naturais

A Sedec atua constantemente enviando alertas aos órgãos competentes sobre riscos de desastres naturais, assim como para a população, por meio de SMS e mensagens nas TVs por assinatura. Os moradores dos estados afetados devem ficar atentos aos canais e, caso não tenham se cadastrado para receber os avisos pelo celular, devem realizar a inscrição. Leia mais.

“O cadastro para o envio de SMS é fundamental para preservarmos vidas e minimizarmos os prejuízos econômicos, porque o cidadão recebe com antecedência o alerta e pode se deslocar para abrigos e locais seguros. Por isso, reforçamos à população a importância de se cadastrar no sistema da Defesa Civil Nacional. É uma medida simples, mas que pode ser decisiva”, destaca coronel Alexandre Lucas.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página