Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Saneamento > Probiogás > Eventos > 4º Workshop internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs – Resumo Técnico
Início do conteúdo da página

4º Workshop internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs – Resumo Técnico

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2016, 17h25

Após sucesso do evento, um resumo técnico ao alcance de todos!

A Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) sediou, em julho de 2016, a 4ª edição do Workshop Internacional sobre Aproveitamento Energético de Biogás de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O evento reuniu pesquisadores e profissionais que atuam na área para debater as novidades e possibilidades do setor, com recorde de público e debates atuais e enriquecedores para os participantes.

O biogás é uma fonte renovável de energia e seu aproveitamento em ETEs pode melhorar a operação de uma estação e reduzir custos, pois pode ser aproveitado para geração de energia e otimização da gestão de lodos e escumas. “A SANEPAR tem acompanhado de perto essas discussões e participado fortemente na busca de soluções de menor impacto ambiental para seus processos internos”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.

Avanços técnicos e diálogos

Diante da relevância da discussão, foi elaborado um registro técnico das discussões do 4º Workshop Internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs. Assim, os participantes do evento e os interessados na temática podem acessar seu conteúdo e acompanhar as discussões atuais, bem como os principais desafios e atores que atuam com essa fonte de energia visando uma melhoria na gestão dos processos de tratamento de esgoto e redução de emissão de gases de efeito estufa.

O Resumo Técnico é um material relevante para todos os atores do setor de tratamento de esgoto, de gestores a técnicos, bem como para o setor de energia, pois possibilita o diálogo de áreas distintas a respeito da geração distribuída no saneamento e o seu potencial. O Resumo Técnico está disponível para download no link: http://www.cidades.gov.br/saneamento-cidades/probiogas/publicacoes/publicacoes-do-probiogas

Discussões e pesquisas são fundamentais para que os sistemas de tratamento de esgotos possam ser operados com maior eficiência energética e de forma mais sustentável. Assim, é muito importante que o setor continue pesquisando, discutindo tecnicamente e aplicando estes conhecimentos em projetos e sistemas de tratamento de esgotos em operação ou a serem implantados. A próxima edição do Workshop Internacional já é muito aguardada pelos participantes dessa edição e deverá acontecer no próximo ano.

“O Workshop proporcionou o compartilhamento de experiências entre os participantes, promovendo a disseminação de conhecimentos acadêmicos, técnicos, operacionais e de gestão, os quais poderão contribuir para o aprimoramento de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal”, relata a Analista de Infraestrutura da SNSA, Keyla Nunes da Silva, que também participou do workshop.

O evento foi realizado pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (PROBIOGÁS) e pela SANEPAR, com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR). O PROBIOGÁS é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, e o governo alemão, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Fim do conteúdo da página