Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Saneamento > Plansab > Notícias > Divulgação de Chamada Pública da ANEEL
Início do conteúdo da página

Divulgação de Chamada Pública da ANEEL

Criado: Sexta, 03 de Agosto de 2012, 11h07 | Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2012, 11h07

Informamos sobre o lançamento da Chamada

14/2012 referente ao P&D Estratégico da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) "Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração de Energia Elétrica a partir de Biogás Oriundo de Resíduos e Efluentes Líquidos na Matriz Energética Brasileira".

Especialistas tanto do setor energético quanto do saneamento vislumbram um grande potencial ainda pouco explorado no setor saneamento básico para o desenvolvimento de soluções para inserção de geração de energia elétrica a partir do biogás oriundo de resíduos e efluentes líquidos na matriz energética brasileira. Além de benefícios ambientais provenientes da redução da emissão de gases, a implementação de tal solução poderá reduzir os custos operacionais com energia elétrica na prestação dos serviços de saneamento, devido ao ganho econômico advindo do aproveitamento energético do biogás.

Diante disso, o principal objetivo da Chamada é propor arranjos técnicos e comerciais para projetos de geração de energia elétrica a partir do biogás originado de resíduos e efluentes líquidos, de forma integrada e sustentável.

De acordo com o Cronograma apresentado na Chamada, a empresa de energia elétrica interessada em “financiar/executar” o projeto deverá se manifestar até 10 de agosto de 2012, por meio de envio de e-mail ao endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A manifestação de interesse para apresentação de proposta deverá ser realizada por uma empresa de energia elétrica. Por isso, recomendamos que as entidades prestadores de serviços de manejo de resíduos sólidos ou de esgotamento sanitário e que possuem um projeto com potencial para participar deste edital entrem em contato com qualquer(quaisquer) concessionária(s) ou autorizada(s) de geração, transmissão ou distribuição energia para apresentarem suas propostas de projeto de P&D. Segue em anexo a lista de contatos dos gerentes de P&D de todas as empresas de energia elétrica do país e o link para o mesmo documento na página da ANEEL: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/Gerentes_P&D_ANEEL.pdf.

Os principais requisitos a serem observados nos projetos são, dentre outros:

  • Instalação de usina de aproveitamento de biogás com capacidade mínima instalada de 200 kW para a geração de energia elétrica;
  • Instalação de um sistema de aquisição, monitoramento e análise de dados capaz de fornecer dados para avaliação do desempenho técnico-econômico do projeto, tais como, no mínimo, dados de quantidade de resíduos/efluente líquidos tratados, população atendida, quantidade de gás produzido, eficiência do gerador, entre outros.

O prazo para execução dos projetos será de até 36 (trinta e seis) meses, podendo ser prorrogado caso haja necessidade e devidamente justificado.

O link para ter acesso a todas as informações do processo, inclusive ao edital é: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=641&idPerfil=6&idiomaAtual=0.


Esclarecimentos e informações adicionais deverão ser enviados por e-mail ao endereço eletrônico:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página