Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Perguntas frequentes > Lei de acesso à informação > Planejamento Estratégico Institucional
Início do conteúdo da página

Planejamento Estratégico Institucional

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 18h43 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 16h18

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), criado mediante edição do Decreto nº 9.666, de 2 de janeiro de 2019, tem o desafio de integrar, numa única Pasta, as diversas políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo.

 

Objetivando o pleno exercício das suas competências, o MDR elaborou seu Planejamento Estratégico Institucional, com a colaboração da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, e que deverá servir como referência na atuação do Ministério, em consonância com o Plano Plurianual de Investimentos do Governo Federal para o período 2020-2023.

 

Cada objetivo estratégico deverá estar associado a indicadores de desempenho, com metas estabelecidas para o período 2019-2023, de forma a aferir o grau de cumprimento do objetivo almejado.

 

As etapas percorridas ao longo de 2019 e que envolveram, principalmente, as Secretarias Finalísticas e Subsecretarias do MDR, resultaram na:

 

- Definição de propósito, missão, visão e valores;

- Validação dos objetivos estratégicos;

- Validação da cadeia de valor simplificada;

- Validação de indicadores e metas para o alcance dos objetivos estratégicos;

- Proposição de entregas estratégicas para o alcance das metas.

 

O Mapa Estratégico (figura 1) sintetiza as primeiras duas etapas e os 17 objetivos estratégicos validados, sendo:

 

- Dois objetivos estratégicos para a dimensão Sociedade (nível estratégico de resultado e impacto na realidade local);

- Nove objetivos estratégicos no âmbito da dimensão Processos Estruturantes (nível tático de atingimento das metas definidas pela ação governamental);

- Seis objetivos estratégicos na dimensão Suporte (nível operacional fundamental para a concretização das políticas públicas finalísticas).

 

A Cadeia de Valor Simplicada (figura 2) apresenta os principais macroprocessos finalísticos e de apoio, ou seja, o conjunto de atividades desempenhadas pela organização em nível macro, e que propiciam a geração de valor público que o MDR entrega para a população. Observa-se, assim, os principais benefícios que podem ser identificados a partir de sua atuação como gestor e articulador interfederativo de políticas públicas que impactam a realidade local dos cidadãos brasileiros.

 

No que concerne a indicadores e metas estabelecidos (Painel PEI-MDR), já foram validados internamente. Entretanto, buscando-se a integração entre os instrumentos de planejamento do governo federal - mais especificamente o PPA 2020-2023, cujo PLN nº 21/2019 encontra-se em tramitação no Congresso Nacional -, ainda há possibilidade de ajustes pontuais.

 

Por fim, encontram-se em fase de validação - após realização de oficina com os atores envolvidos - as entregas estratégicas das unidades em nível agregado, ou seja, que deverão contribuir para o alcance das metas e, consequentemente, dos objetivos estratégicos associados.

 

MAPA ESTRATEGICO 17 jul 19 min

 Figura 1

 

cadeia de valor

Figura 2

 

Painel PEI-MDR

Fim do conteúdo da página