Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Mobilidade e Serviços Urbanos > Mobilidade ao Redor > Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos > Mobilidade ao Redor > Semana da Mobilidade – Evento e Intervenções Urbanas
Início do conteúdo da página

Semana da Mobilidade – Evento e Intervenções Urbanas

Semana da Mobilidade 2017

Em 2017 foram realizadas intervenções urbanas na modalidade ‘Urbanismo Tático’ com o objetivo de melhorar a experiência do pedestre e provocar uma reflexão sobre o espaço ocupado pelos carros. A intervenção foi realizada de duas formas: conversão do espaço viário e conversão do espaço de estacionamento em áreas de convivência para pedestres, ambos na porção central da vias AS – 1. A conversão de espaço viário se deu no fechamento de dois retornos centrais, que correspondem a aproximadamente 150 m². Nessa área foram instalados tendas, mesa de reuniões, mesas de centro, sofás feitos de pallets reaproveitados, vasos de plantas e uma mesa de ping-pong (tênis de mesa). O piso dos dois retornos recebeu pintura artística que, juntamente com algumas barreiras móveis, demarcavam a área de convivência. Na estrutura das tendas foram instalados faixas, banners e cartazes explicativos sobre o projeto. No espaço do estacionamento, foram reservadas 20 vagas do canteiro central da via, para a criação de uma praça de alimentação. O local é um dos poucos pontos arborizados no entorno, o que favoreceu a ambientação. Foram alocados 04 foodtrucks de almoço/lanche, mesas e cadeiras para atendimento ao público. Para a reserva das vagas do estacionamento, foi necessária uma articulação com o DETRAN e a Administração Regional do Plano Piloto. A intervenção ofereceu à região do entorno do MCidades e  àqueles que trabalham no setor   um local de descanso e convivência que favoreceu a interação entre as pessoas.
A Semana da Mobilidade 2017 contou com os seguintes eventos: Apresentações do PMR e resultado da Pesquisa sobre padrões de mobilidade, Bonde de Ciclistas e Feira de Pets.

Semana da Mobilidade 2017 1 Semana da Mobilidade 2017 2  

 

Bonde dos Ciclistas

A iniciativa já havia sido realizada em outras oportunidades, como no Dia Mundial Sem Carro e “dias de bike ao trabalho”. A mobilização inicial acontece no grupo Pedala Cidades, criado em 2015, que inclui atualmente 34 participantes do MCidades.

Na Semana da Mobilidade contamos com o apoio da ASCOM para ampliar o convite e divulgar os “pontos focais” (ciclistas mais experientes), locais de saída e datas. Dessa forma, os ciclistas saíram de diversas localidades do Distrito Federal para o deslocamento em bonde com destino ao local de trabalho, agregando outros ciclistas pelo caminho. Ao chegarem ao destino final, fez-se uma celebração da união e o desfrute da mobilidade ativa com um café da manhã colaborativo próximo à entrada do edifício sede do MCidades.

GOPR0276s

 

Semana da Mobilidade 2018

Semana da Mobilidade 2018 1

Em 2018, o PMR realizou as seguintes intervenções urbanas:

Semana da Mobilidade 2018 3aConversão de espaço viário em área de convivência: se deu, como na fase 1, de maneira provisória em caráter de teste sobre dois retornos viários da Via AS-1, totalizando uma área de aproximadamente 750 m². A ambientação do espaço se deu com pintura de piso, marcação de limites com barreiras móveis, cobertura (tenda), vasos de plantas, lounges com móveis de pallet e mesa de ping-pong.
A repetição dessa atividade se justifica pelo seu potencial de estímulo à reflexão sobre as possibilidades de uso do espaço público da cidade, com ênfase na mobilidade urbana, uma vez que promoveu a retirada provisória de 20 carros estacionados.

Simulação da ampliação das calçadas: se deu na área de entorno imediato aos retornos viários e lindeira às calçadas existentes em cada um dos lados da Via AS-1, totalizando uma área de aproximadamente 200 m², onde comumente ficam estacionados 14 carros ao longo do dia. A ambientação do espaço se deu com pintura de piso, marcação de limites com barreiras móveis, vasos de plantas e espaço reservado para embarque e desembarque. A realização desta intervenção foi uma estratégia para simular e testar um novo esquema de perfil viário em uma seção da Via AS-1, antecipando assim o cenário de consolidação da intervenção urbana.

Conversão de piso em praça de alimentação e atividades: Parte de uma área pública de acesso ao Tribunal Regional Federal, totalizando aproximadamente 450 m², foi transformada em praça de convivência ambientada com cobertura, tablado, telão, mesas e cadeiras.

Organização do espaço de circulação nos dois retornos existentes no início e fim da Via AS-1: se deu com instalação de sinalização horizontal e vertical.
A estratégia foi coibir os estacionamentos irregulares melhorando a organização da circulação e a visibilidade nesse locais, inclusive garantindo a circulação de veículos de maior porte.

O evento também contou com diversas atividades para movimentar o espaço, tendo sua programação incrementada em relação ao ano anterior. Durante a semana, o PMR ofereceu ao público local atividades como aulas de ginástica, Safári Urbano, visita guiada à área de intervenção, simuladores de embriaguez, bazar na rua, entre outras.

Fim do conteúdo da página