Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programa Vou de Carona

O Programa Vou de Carona visa estimular a carona solidária entre colegas que utilizam o carro como meio de transporte até o trabalho. Instituído pela Portaria Ministerial Nº 664, de 21 de novembro de 2017, o programa disponibiliza comumente 5 vagas para motoristas que trazem ao menos um caroneiro do MCidades. O Vou de Carona se estende a todos os trabalhadores desse órgão e continua vigente.

2017 - foram disponibilizadas duas formas para que os funcionários do MCidades colocassem suas ofertas ou pedidos de carona: (i) um painel no hall de acesso principal e (ii) uma plataforma de caronas, em versão web e aplicativos para celulares de uso restrito ao MCidades.
Em caráter de teste, durante 10 dias, foram disponibilizadas 15 vagas de estacionamento para carros na garagem para os motoristas participantes do programa. A plataforma corporativa de caronas foi cedida pela empresa Bynd. No painel disponibilizado no hall principal, os interessados fixavam post-its informando a oferta ou demanda por caronas, organizando-os por região do DF. Com base no relatório disponibilizado pela empresa Bynd, foram ativados 92 perfis e 32 caronas foram efetivadas por meio do aplicativo. As 32 caronas representaram:

  • 10 carros a menos nas ruas;
  • 93 horas de networking entre os funcionários do MCidades;
  • 110 kg de CO2 a menos na atmosfera;
  • 648 km percorridos com caronas; e
  • 17.440 pontos Bynd distribuídos aos usuários.

A avaliação geral da ação foi positiva, considerando o feedback recebido por meio de e-mails e de depoimentos, em que foi destacado que as caronas, além de economia e do benefício da vaga de estacionamento, possibilitaram um maior contato com o próximo. Após a Semana da Mobilidade e o término do período de teste do aplicativo, foi criado um grupo de WhatsApp com o intuito de facilitar o contato entre motoristas e caroneiros, e foram disponibilizadas ao Vou de Carona vagas na garagem de em caráter definitivo.

voudecarona

Vou de Carona 2017 4

2018 - o Programa Vou de Carona ampliou seu alcance buscando estimular a carona solidária entre colegas no MCidades e na VALEC, entidade vizinha. Dessa forma, houve o lançamento de novos incentivos para motoristas e caroneiros: (i) ampliação da disponibilização de vagas de estacionamento rotativas para caroneiros na garagem do MCidades; (ii) disponibilização de vagas de estacionamento rotativas para caroneiros na garagem da VALEC; e (iii) disponibilização de plataforma corporativa de caronas via web e aplicativos Android e iOS em caráter experimental, pelo prazo de 3 meses.
Nessa fase, a plataforma de caronas Bynd foi inserida no PMR no contexto do Desafio InoveMob, promovido pelo WRI Brasil e Toyota Mobility Foundation. O aplicativo foi oferecido gratuitamente por 3 meses e teve sua vigência expirada no final de novembro de 2018. Os motoristas seguem se comunicando através de um grupo privado para fornecer as caronas.

De acordo com o relatório disponibilizado pela plataforma de caronas bynd, foram ativados 201 perfis até o mês de outubro de 2018, sendo 115 do MCidades e 86 da VALEC, com 361 caronas geradas até o momento, o que representou:

494 horas de networking entre os colaboradores.
975 kg de CO2 a menos na atmosfera
5.415 Km percorridos com caronas
182.800 pontos bynd distribuídos aos colaboradores.

Ao final de novembro, como incentivo à participação do programa e ao uso do aplicativo, foi realizado sorteio de uma bicicleta dobrável aos participantes do Vou de Carona que tiveram suas viagens registradas no aplicativo bynd.

O projeto ainda pretende ampliar os incentivos oferecidos para os participantes do Vou de Carona de forma a aumentar o número de vagas destinadas ao programa e oferecer outros prêmios aos participantes, com o objetivo de aumentar o engajamento e, consequentemente, os benefícios para o meio ambiente e para a mobilidade urbana.

Vou de Carona 2018

Fim do conteúdo da página