Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EEMU – Traduções técnicas

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 14h24

Traduções elaboradas em cooperação com SUTP.org. Acesse mais publicações sobre mobilidade urbanaaqui.

 

eletromobilidade

Eletromobilidade

Muitas cidades no mundo inteiro estão confrontando o aumento da densidade populacional e da motorização, o que agrava tanto os problemas ambientais e como os de trânsito. O objetivo deste documento é mostrar como a Eletromobilidade pode contribuir para mitigar estes desafíos. Também se desenvolvem recomendações para o uso da Eletromobilidade no cumprimento de vários objetivos do desenvolvimento urbano. O documento apresenta a vasta gama de usos possíveis da Electromobilidade e oferece uma perspetiva ampla dos vários regimes de apoio e projetos-piloto que têm sido realizados nos últimos anos.

Download: Link

segurancaviariaurbana

Segurança Viária Urbana

Acidentes de trânsito causam mais de 1,3 milhão de mortes por ano ao redor do mundo. Uma parcela desproporcional destas fatalidades ocorre em países em desenvolvimento, onde boa parte das vítimas são pedestres e ciclistas. Este módulo descreve como organizar e avaliar a segurança viária em nível municipal (incluindo o uso de ferramentas, como p. ex. diagramas de acidentes) e como planejar ruas mais seguras. Nele também é discutida a importância da conscientização da população, da aplicação de leis de trânsito, de boa gestão financeira viária e do uso de veículos mais seguros.

Download: Link

comotrazeramantesdecarrosparaotransportesustentavel

Mobilidade sustentável: levando as pessoas a bordo

Nossa nova publicação identifica elementos chave para uma estratégia-ABC (em inglese Awareness and Behaviour Change, ou seja, Conscientização e Mudança Comportamental), em que ferramentas, mensagens e atividades são mais flexíveis, inteligentes, estratégicas e sistemáticas. Uma estratégia-ABC bem-sucedida fará com que até mesmo os mais apaixonados por carros prestem atenção, que se conscientizem do transporte sustentável como uma opção viável e, de modo ideal, mudem seu comportamento acerca da mobilidade. Essa estratégia-ABC foi especialmente desenvolvida para dar melhor suporte aos tomadores de decisão, equipes técnicas, consultores e especialistas, ou mesmo indivíduos, para implementar suas políticas sustentáveis, investimentos em faixas de ônibus e bicicletas, ajudando-os a promover uma mobilidade ambientalmente consciente e trazer pessoas a bordo!

Download: Link

integracaoealiancasdetransportepublico

Integração e Alianças de Transporte Público

Onde há falta de serviços adequados de transporte público, a mobilidade é em grande parte proporcionada por veículos motorizados de duas rodas, carros particulares e vans– ou as pessoas têm que andar distâncias enormes. Uma população cada vez mais motorizada leva a ruas e avenidas excessivamente congestionadas quando não são implementadas restrições. A única forma de reverter a tendência de diminuição dos passageiros do transporte público é aumentar dramaticamente sua atratividade – juntamente com a melhoria do acesso a estações e paradas para pedestres e usuários de bicicleta. Um movimento fundamental para a criação, de um sistema de transporte público atraente está no esforço para uma integração muito melhor dos meios de transporte público em si (com as dimensões da infraestrutura física, tarifas e quadro de horários) assim como sua integração com transportes ativos (a pé ou bicicleta). As alianças de transporte público são uma ferramenta muito poderosa para atingir essas metas. Em muitas cidades e regiões ao redor do mundo, as alianças têm provado serem capazes de atingir esses objetivos.

Download: Link

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página