Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Irrigação > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 10h13

Historicamente, a irrigação possibilitou o desenvolvimento de diversas civilizações, regiões e países, trazendo, principalmente, segurança para a produção, para a alimentação e para o comércio dos povos que souberam utilizar a água para a produção agrícola.

Segundo dados da International Commission on Irrigation and Drainage (ICID), a China é o país com maior área irrigada do mundo, com 65 milhões de hectares, seguido da Índia, Estados Unidos e Paquistão, esse último, com 19 milhões de hectares irrigados.

O Brasil, mesmo com um potencial estimado em 30 milhões de hectares, irriga apenas 7 milhões de hectares (Mha), aproximadamente, e ocupa a sétima posição mundial.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é responsável pela condução da Política Nacional de Irrigação, Lei n°12.787, de 11 de janeiro de 2013, conforme preconiza a Lei n°13.844, de 18 de junho de 2019.

Nesse sentido o MDR possui diversas ações voltadas a expansão da irrigação para o desenvolvimento regional, tais como: os Polos de Produção Irrigada e os Projetos Públicos de Irrigação. Além disso, de modo a possibilitar um maior intercâmbio de informações e de articulação entre o poder público e o setor da irrigação o MDR dispõe da Câmara Técnica-Setorial de Produção Irrigada, Portaria n°137, de 23 de janeiro de 2020.

Fim do conteúdo da página