Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Habitação > Programas e Ações > Secretaria Nacional de Habitação > Programas e Ações > Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS Simplificado
Início do conteúdo da página

Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS Simplificado

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2011, 16h46 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 15h07

A Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades – SNH/MCidades é responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação - PNH, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia. Dentre as atribuições da SNH, destaca-se a consolidação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS. Para tal, a SNH tem realizado diversas ações que vão do apoio técnico aos entes federados e aos setores produtivos até a promoção de mecanismos de participação e controle social nos programas habitacionais.

A lei que institui o SNHIS, Lei 11.124 de 2005, prevê, em seu art. 12, que os Estados e Municípios, ao aderirem ao SNHIS, se comprometem a elaborar seus respectivos Planos Locais de Habitação de Interesse Social – PLHIS. A apresentação do PLHIS é condição para que os entes federados acessem recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS.

O PLHIS constitui um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacionais. É a partir de sua elaboração que municípios e estados consolidam, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local, como os Planos Diretores, quando existentes, e os Planos Plurianuais Locais.

Considerando as especificidades dos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes e, de maneira geral, a baixa capacidade administrativa e de mobilização de recursos destes municípios, verificou-se a necessidade de o processo de elaboração dos planos ser simplificado para esse perfil de município.

Convencido da importância da regularidade desses municípios, o Conselho gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - CGFNHIS, por meio da Resolução nº 43, de 05 de julho de 2011, determinou que os municípios abaixo de 50 mil habitantes deverão realizar seus planos de habitação nos moldes da Instrução Normativa nº 15, do Ministério das Cidades.

É importante mencionar que prazo de apresentação dos PLHIS foi prorrogado, mediante Resolução nº 48 do CGFNHIS,  para 31 de dezembro de 2012, excetuado o caso dos municípios, com população limitada a 50 mil habitantes e que venham a optar pela elaboração do PLHIS Simplificado (vide Instrução Normativa nº 15, de 10 de março de 2011, do MCidades), cujo prazo se encerra em 30 de junho de 2012.

Para acessar a Resolução nº 48 do CGFNHIS que prorroga os prazos clique aqui.

 

EAD PLHIS Simplificado

Clique aqui Para acessar a página do EAD PLHIS Simplificado

Critérios para elaboração do PLHIS simplificado
Clique aqui  e saiba se seu município atende aos critérios para elaboração do PLHIS simplificado

Recuperação de Senha
Clique aqui para mais orientações para recuperação de senha de acesso para elaboração do PLHIS Simplificado

Formulário
Formulário eletrônico do PLHIS Simplificado


Manual do PLHIS Simplificado

Para acessar a Resolução nº 48 do CGFNHIS que prorroga os prazosclique aqui.


Novas regras e condições para elaboração do PLHIS
Resoluções e INS
 

Fim do conteúdo da página