Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Habitação > EEDUS > Uncategorised > Biblioteca Virtual
Início do conteúdo da página

Biblioteca Virtual

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 12h05

BIBLIOTECA EEDUS

   
Capa 2

LINHA DE BASE E ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GEE NOS EDIFÍCIOS DA APF

O estudo tem como objeto principal a criação da linha base e estudo exploratório para redução de emissões de GEE das edificações da APF sob a administração da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU). O projeto contará com a escolha dos parâmetros (aspectos construtivos e não construtivos) que impactam no desempenho energético e no conforto térmico e sustentabilidade ambiental das edificações.
   
eedus2

PANORAMA DA LEGISLAÇÃO REFERENTE À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUSTENTABILIDADE DOS PRÉDIOS PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

Este documento apresenta o Relatório Final referente à execução do estudo de Panorama da legislação referente à eficiência energética e sustentabilidade dos prédios públicos da Administração Pública Federal.

   
EEDUS

LINHA DE BASE E ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO SETOR DE HABITAÇÃO NO BRASIL

Este documento foi elaborado no âmbito do projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS), resultado de uma articulação bilateral entre os governos do Brasil e da Alemanha. O projeto EEDUS envolve diretamente a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência executora da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e os nomes dos parceiros governamentais brasileiros, bem como outros parceiros institucionais
   
biblioteca13

EVOLUÇÃO NORMATIVA DO PMCMV RELATIVA À ASPECTOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Mitsidi Projetos e Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, 2019. 

Este documento apresenta o Relatório Final referente à execução do Estudo de Evolução Normativa do PMCMV Relativa a Aspectos de Eficiência Energética (EE). O objetivo principal do estudo foi realizar uma análise da evolução normativa do PMCMV financiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) nos aspectos relativos a eficiência energética e conforto ambiental, desde seu início até hoje, traçando assim um panorama evolutivo, diagnosticando acertos e dificuldades na execução destes aspectos, e propondo melhorias preliminares.

 

 

Capturar biblioteca

Metodologia para Elaboração do “Mapa de Tipologias e Sistemas Construtivos” Mitsidi Projetos e Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, 2019.

Este documento constitui o Relatório Final do projeto Metodologia para Elaboração do “Mapa de Tipologias e Sistemas Construtivos do PMCMV, Faixa 1”. Dentro deste contexto, este estudo tem como objetivo principal estabelecer a metodologia para desenvolvimento do Mapa. Com o Mapa de Tipologias, será possível entender melhor o cenário da habitação social no país, de maneira que possam ser construídas linhas de base e desenvolver estudos específicos. Servirá como base qualitativa e quantitativa para desenvolvimento de futuras ações relacionadas à política habitacional em prol de aumentar a eficiência energética no PMCMV e melhorar a gestão de recursos destinados à construção e operação dos imóveis.

   
REFERÊNCIAS
   
snh biblioteca

LINHA DE BASE E POTENCIAL DE REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO SETOR DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL (PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA), Mitsidi Projetos, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Caixa Econômica Federal, Secretaria Nacional de Habitação – MDR, 2015.

Este estudo teve como objetivo principal definir uma linha de base e avaliar o potencial de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção de habitação de interesse social no Brasil, estando relacionado com o Resultado 4 Carta de Projetos firmada entre a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Para alcançar seu objetivo, o estudo se baseou em três objetivos secundários: (1) construir uma linha de base para as emissões de GEE para os empreendimentos do PMCMV; (2) construir cenários de melhoria de conforto e redução de GEE nos empreendimentos do PMCMV e (3) identificar de forma qualitativa outros potenciais de melhoria, associados aos materiais utilizados na construção, bem como na vida útil dos empreendimentos.

 

   
biblioteca 2

 

O MERCADO DE CONSTRUÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, ASPECTOS ENERGÉTICOS E AS INSITUIÇÕES PARCEIRAS NO BRASIL, Diana Csillag e Roberto Lamberts, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Este trabalho visa apresentar uma visão geral da evolução e da situação atual da habitação de interesse social no Brasil. O foco está nas energias renováveis e eficiência energética na habitação social. Ele foi dividido em três partes: Mercado brasileiro da habitação, programa de habitação social brasileiro e parceiros para cooperação futura. Esta pesquisa foi completamente baseada em fontes já existentes, tais como bases de dados, estudos publicados e artigos.

Durante o estudo ficou claro a existência de vários desafios na habitação social e eficiência energética no Brasil. Entre eles, foram listamos alguns como áreas potenciais de atividade futura: o desafio de melhorar a qualidade das construções para evitar pendências para o futuro; o desafio de evitar a estandardização estrita dos projetos, que ignora, por um lado, soluções bioclimáticas baratas e eficientes e, por outro lado, as diferentes necessidades de composições familiares distintas; o desafio de integrar harmonicamente a habitação social nas cidades evitando áreas segregadas; e finalmente o desafio de encontrar maneiras para diminuir as emissões de CO2 durante a fase das operações.

   
biblioteca3  

RELATÓRIO TÉCNICO – VIABILIDADE E MODELO DE NEGÓCIO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS NO PMCMV, Mitsidi Projetos, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Caixa Econômica Federal, Secretaria Nacional de Habitação – MDR, Secretaria nacional de Habitação, 2015.

Este trabalho tem como objetivo propor modelos de negócio e estudar sua viabilidade para a inserção de sistemas fotovoltaicos (SFV) nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) de Faixa 1,

Um modelo de negócios para implementação de SFV demonstra a viabilidade da sua implementação e as condições de contorno necessárias. Sendo assim, o desenvolvimento dos modelos de negócios considera diversos aspectos da implementação e operação dos sistemas:

• Aspectos técnicos, através de modelos de sistemas típicos;

• Aspectos econômicos, através de modelos econômico-financeiros;

• Fontes de financiamento disponíveis;

• Modelos de governança dos sistemas e do programa como todo; e

• Aspectos pertinentes da regulamentação e revisão das normas aplicáveis.

   
biblioteca4

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS E INSUMOS PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – EDIFICAÇÕES, Mitsidi Projetos, Empresa de Pesquisa Energética e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e Instituto Clima e Sociedade, 2018.

Este presente trabalho busca a identificação de medidas para inclusão no Plano de Ação de Eficiência Energética para o setor de Edificações. As medidas foram selecionadas pelo seu impacto na redução de consumo de energia neste setor, e pela viabilidade de implantação, assim tendo o maior potencial de contribuição para cumprir compromisso das NDC relacionadas à eficiência energética, assumido pelo Governo Brasileiro na COP 21.

Existe um potencial significativo de transformação de mercado e economias de energia a ser atingido com baixo custo, implementando as ações simples demonstradas aqui. Uma vez que o setor tiver dados e informações completas, será possível desenhar políticas mais ambiciosas e calcular seus impactos de forma mais precisa, assim superando as metas de melhoria de eficiência energética nos NDCs.

   
biblioteca5

GUIA INTERATIVO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES, Mitsidi Projeto, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, SindusCon-SP, Ministério de Minas e Energia, 2018.

Este Guia tem o objetivo de apoiar e fornecer conhecimento técnico aos agentes do mercado da construção civil que buscam construir e operar edificações1 mais eficientes. Para isso, ele busca simplificar e desmistificar as estratégias, sistemas e tecnologias voltados à eficiência energética, abordando soluções relevantes a novas construções, retrofit, e até pequenas melhorias em edifícios existentes.

   
biblioteca 6

ESQUADRIA COM FOCO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – GUIA ORIENTATIVO PARA PROJETOS DE EDFIFICAÇÕES EFICIENTES, Comitê de Meio Ambiente – Comasp, SindusConSP e Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, 2018.

O SindusCon-SP, por meio de seu Comitê de Meio Ambiente – Comasp, e em parceria com a Agência de Cooperação Alemã – GIZ, desenvolveu diversas ações para a promoção da eficiência energética em edificações. Este Guia é resultado deste trabalho em conjunto.

A discussão sobre o papel das esquadrias como um elemento fundamental quando tratamos de eficiência energética tem sido, há algum tempo, pauta de encontros entre as entidades que representam o setor da construção, entidades representativas dos fabricantes de esquadrias, órgãos de governo, agentes financiadores e a academia. É consenso de todos a necessidade de melhoria das esquadrias utilizadas nas obras, independentemente do padrão de construção, quando buscamos um melhor desempenho térmico e acústico.

Este guia tem o intuito de abordar como as esquadrias podem contribuir para a eficiência energética da edificação, em especial as janelas

   
biblioteca 7

EDIFÍCIOS DE BAIXO CARBONO NO BRASIL – ASPECTOS E SUBSÍDIOS PARA PROGRAMAS NACIONAIS, Mitsidi Projeto e Instituto Clima e Sociedade, 2017.

Este relatório fornece uma atualização sobre o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa do setor de edificações no Brasil e explora o potencial do país assumir um papel de liderança na redução do impacto no setor e avançar para soluções de carbono zero no ambiente construído.

   
biblioteca8

OPORTUNIDADES PARA O APERFEIÇOAMENTO DOS PROGRAMAS DE PROVISÃO HABITACIONAL NO BRASIL, Banco Mundial e Secretaria Nacional de Habitação, Ministério das Cidades, 2018.

As recomendações para o aprimoramento dos programas de provisão habitacional apresentados nesse relatório foram produzidas no âmbito do projeto “Compreendendo os Desafios da Abordagem de Direitos Humanos no
Desenvolvimento Urbano e na Habitação Social no Brasil”, desenvolvido pelo Banco Mundial com recursos do Nordic Trust Fund e cooperação da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades. Seu resultado reflete trabalhos relevantes na área de habitação social e de representantes de entidades sociais ligadas à questão

   
biblioteca 9

CHARACTERISATION OF REPRESENTATIVE BUILDING TYPOLOGIES FOR SOCIAL HOUSING PROJECTS IN BRAZIL AND ITS ENERGY PERFORMANCE, Maria Triana, Roberto Lamberts e Paola Sassi, 2015.

No Brasil, o déficit habitacional é de cerca de 5,5 milhões de casas. O programa Minha Casa, Minha Vida é um dos principais subsídios do governo para solucionar a questão habitacional no país. A fim de formular as estratégias mais adequadas para melhorar a eficiência energética dos edifícios, é necessário compreender o desempenho térmico e energético das habitações. O estudo define projetos representativos de tipologias para a construção do setor habitacional social brasileiro, tendo em conta os níveis de rendimento e os investimentos em energia térmica, desempenho energético dos projetos em relação ao regulamento de eficiência energética. Considerando as características mais comuns encontradas na amostra, o estudo sugere a importância das medidas de eficiência energética nos setores em que as técnicas de construção atuais utilizadas para as habitações sociais indicam a tendência para um baixo desempenho em relação à energia térmica e energética.

   
biblioteca10

ACELERANDO A EFICIÊNCIA DAS EDIFICAÇÕES NO BRASIL: AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA LÍDERES URBANOS, WRI Brasil, 2018.

Com o propósito de contribuir para o avanço da eficiência das edificações, o WRI (2016) publicou, nos Estados Unidos, o guia Accelerating Building Efficiency: eight actions for urban leaders. O guia tem por objetivo oferecer aos líderes urbanos municipais de todo o mundo um contexto histórico, orientações e ferramentas para suprir a lacuna de conhecimento e superar as barreiras existentes para a aceleração da eficiência energética em edifícios de suas comunidades. A partir deste estudo, o WRI Brasil tem o intuito de orientar os líderes a definir quais estratégias são prioritárias para acelerar a eficiência energética das edificações no Brasil.

   
biblioteca11  

MINHA CASA MINHA VIDA + SUSTENTÁVEL – CADERNO 01 ANÁLISE DE CUSTOS REFERENCIAIS – QUALIFICAÇÃO DA INSERÇÃO URBANA, WRI Brasil, Secretaria Nacional de habitação, Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e Ministério das Cidades, 2017.

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) apresenta, no âmbito de suas ações de desenvolvimento institucional e cooperação técnica, a coleção Cadernos Minha Casa+Sustentável. Ela se insere no rol de esforços empreendidos para o aprimoramento do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os Cadernos buscam complementar informações de caráter normativo de modo que todos os agentes envolvidos na execução do Programa – poder público, empresas ou entidades promotoras e instituições financeiras – tenham material à sua disposição para consulta. Para tanto, são apresentados conteúdos que visam contribuir para a qualificação da inserção urbana e do projeto dos empreendimentos habitacionais, à luz da

   
biblioteca123

SUSTENTABILIDADE EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – BENEFÍCIOS E CUSTOS DE MEDIDAS PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA, WRI Brasil, 2017.

O presente estudo se enquadra no esforço de ampliar e promover o conhecimento sobre o tema nas cidades brasileiras. A disseminação destes é uma contribuição do WRI Brasil para a mudança de pensamento no país e um estímulo à produção de moradias mais eficientes, que contribuam para o desenvolvimento sustentável

   
Capturarbiblioteca2

Linha de base e estudo exploratório para redução de emissões de gases de efeito estufa no setor de habitação no Brasil, Mitsidi Projetos e Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, 2019.

O objetivo do estudo é ajustar e atualizar o documento “Linha de base e potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa no setor de Habitações de Interesse Social no Brasil (Programa Minha Casa Minha Vida)”, elaborado pela MITSIDI em novembro de 2015, também como parte

   
Fim do conteúdo da página