Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Últimas Notícias > Implementação da Política Nacional de Irrigação apoia o desenvolvimento regional em todo o Brasil
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Implementação da Política Nacional de Irrigação apoia o desenvolvimento regional em todo o Brasil

  • Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 16h12
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 18h32

Coordenador-geral de Agricultura Irrigada do MDR, Frederico Cintra, destaca ações da Pasta em evento dedicado a debater o futuro do setor no País

31 10 InovagriBrasília-DF, 31/10/2019 – A implementação da Política Nacional de Irrigação permitirá um avanço maior da área irrigada no Brasil e com maior grau de sustentabilidade das atividades. Assim, será possível promover o desenvolvimento regional das localidades que atuam neste ramo. A afirmação é do coordenador-geral de Agricultura Irrigada do MDR, Frederico Cintra, que participou nesta semana do Inovagri International Meeting, em Fortaleza (CE), evento destinado a debater o futuro do setor.

“A efetivação da Política Nacional de Irrigação e de seus instrumentos permite que a área irrigada no País seja incrementada em uma maior velocidade, em bases sustentáveis e aproveitando o grande potencial irrigável que o Brasil possui. Dessa forma, há mais oportunidades de desenvolvimento regional a partir da geração de um maior valor bruto de produção, com aumento de renda da população e retorno de impostos ao governo, além da atração do setor de serviços à região, geração de empregos e permanência da população no campo”, afirmou Frederico Cintra, que participou de duas mesas de debates no evento, sobre governança na irrigação e transferência de tecnologia.

Instituída pela Lei nº 12.787/2013, a Política Nacional de Irrigação tem como objetivo organizar o marco legal para a gestão de projetos de irrigação, sendo sua principal diretriz a indução à eficiência no uso de recursos hídricos para o setor. Além disso, reforça estratégias para o desenvolvimento da agricultura irrigada, visando ao aumento da produtividade, de forma sustentável, a redução de riscos climáticos para a agropecuária e a importância das parcerias entre os setores públicos e privado para ampliar a área irrigada no País.

Uma das ações diretas do MDR neste sentido são os Polos de Agricultura Irrigada, iniciativa encampada pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU). A empreitada visa alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de irrigantes e as diversas esferas de governo. A premissa é o planejamento setorial e territorial de regiões irrigadas do País, aliando as demandas dos produtores rurais com as parcerias e políticas públicas de governo. Saiba mais.

Os Polos integram a Política Nacional de Irrigação e estão sendo instalados em regiões do Brasil que se destacam pela grande concentração de setores produtivos e áreas de irrigação privada, com ações de políticas públicas estruturantes. Atualmente, cerca de 97% da agricultura irrigada do País é feita em áreas privadas.

Em atuação

Quatro unidades dessa iniciativa já foram instaladas Brasil afora. O Polo de Agricultura Irrigada da Bacia do Rio Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que alcança 120 mil hectares nos municípios de Cacequi, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel e Santana do Livramento. O Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Araguaia, em Goiás, integra mais de 100 mil hectares das cidades de Britânia, Jussara, Santa Fé e Montes Claros de Goiás.

Também em território goiano, o Polo de Agricultura Irrigada do Planalto Central abrange 120 mil hectares espalhados por Alexânia, Cabeceiras de Goiás, Campo Alegre, Catalão, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Ipameri, Luziânia, Silvânia, Vianópolis e Vila Boa.

Por fim, o Polo de Irrigação do Oeste da Bahia atinge 190 mil hectares das cidades de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cocos, Coribe, Correntina, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Muquém do São Francisco, Riachão das Neves, Santa maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe e Serra do Ramalho.

Está prevista ainda a implementação de outras três unidades: em Minas Gerais, São Paulo e na região de Sorriso (MT).

Inovagri

O Inovagri International Meeting é considerado o maior encontro do País sobre a temática de agricultura irrigada e reúne pesquisadores nacionais e internacionais, além de técnicos, estudantes, produtores rurais e empresas públicas e privadas. Os principais nichos de atuação desses atores são engenharia de irrigação, drenagem agrícola, manejo da irrigação, salinidade e recursos hídricos.

O objetivo do encontro é promover o intercâmbio de conhecimentos, englobando discussões sobre novas tecnologias na irrigação, com vistas ao aumento da sustentabilidade dos recursos naturais envolvidos na agricultura irrigada.

“É muito importante a participação do Ministério do Desenvolvimento Regional neste evento, pois é uma oportunidade para mostrar ao setor quais ações a Pasta vem realizando para implementar a Política Nacional de Irrigação. Além disso, essa interação com os atores do setor cria e reforça várias parcerias que possibilitam uma melhor interação do governo e iniciativa privada, e assim podemos identificar novas linhas de ação estratégica”, destacou Frederico Cintra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página