Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Últimas Notícias > Jovens e crianças aprendem sobre temas ligados ao desenvolvimento regional durante a SNCT
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Jovens e crianças aprendem sobre temas ligados ao desenvolvimento regional durante a SNCT

  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 19h45
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 19h47

Estande do MDR estará aberto até o próximo domingo (27), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília

23 10 SNCTBrasília-DF, 23/10/2019 – Olhar, admirar, tentar compreender e buscar traduzir o que foi aprendido. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), em Brasília, as atividades no estande do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) buscam despertar nos estudantes que passam pelo local o interesse por aprender sobre os temas apresentados, que vão desde mecanismos simples para agricultura irrigada à tecnologia em espaços urbanos.

As ações são para todas as idades. Mesmo para os que ainda estão nos primeiros anos de aprendizagem, como os alunos da Creche Pinheirinho, do Recanto das Emas. Os pequenos logo se aglomeraram ao lado da maquete de um perímetro irrigado levada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Um deles foi Pedro Silva, de apenas 4 anos. “Foi muito legal ver [a maquete], tinha até peixes”, disse o garoto.

Já os estudantes da Escola Classe Cachoeirinha, de São Sebastião, assistiram a uma apresentação sobre como a tecnologia pode tornar os espaços urbanos mais amigáveis e melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, eles souberam como a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes vai apoiar esse processo.

Ao fim da capacitação, os alunos foram convidados a fazerem um desenho que demonstre o que eles entenderam ser uma cidade inteligente. Aline Nunes, aluna do 7º ano da instituição de ensino, fez uma ilustração. “Eu entendi que uma cidade inteligente é um lugar em que tudo funciona e as pessoas podem viver bem. Foi isso que eu quis dizer com meu desenho. Acho que foi bom poder aprender um pouco mais”, contou a estudante, de 12 anos.

SNCT

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’. Dentro desta temática, o MDR leva ao evento iniciativas como as Rotas de Desenvolvimento Regional – do Mel, Cacau, da Fruticultura, da Tecnologia da Informação e Economia Circular –, projetos de agricultura irrigada e, também, no segmento de cidades inteligentes. Leia mais.

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o País.

Para ter acesso à programação e mais informações, acesse este site.

registrado em:
Fim do conteúdo da página