Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Saneamento > Probiogás > Biblioteca Virtual: Publicações do projeto e do setor > Publicações Externas
Início do conteúdo da página

Publicações Externas

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2015, 11h50

As publicações aqui presentes foram elaboradas por parceiros do PROBIOGÁS ou por outras empresas que trabalham com a tecnologia de biogás e disponibilizaram o acesso livre e gratuito aqui em nossa plataforma virtual. Para reprodução parcial ou total ou mesmo comercialização, deve-se entrar em contato diretamente com cada autor ou editor.

 

 

biogassafetyfirst

Biogas Safety First! Diretrizes para o uso seguro da tecnologia de biogás

Esse estudo é uma tradução literal da publicação alemã elaborada pela Fachverband Biogas – Associação Alemã de Biogás – em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e traz diretrizes de segurança para o planejamento, a instalação, a operação, a manutenção e a realização de teste de plantas de biogás. O material é baseado em recomendações alemãs, mas apresenta propostas de requisitos de segurança a serem seguidos internacionalmente em plantas de biogás, tornando-se importante para todos os países que possuem ou planejam ter usinas de geração de energia a partir do biogás.

 fertilizante

 

 

 

 

Estudo Técnico da Destinação do Fertilizante Orgânico Sólido Produzido em uma Usina de Biogás no Município de Concórdia-SC

O objetivo geral deste estudo é realizar uma análise técnica das alternativas para destinação dos resíduos sólidos (composto orgânico) a ser produzido na referida usina de biogás que está sendo projetada para ser instalada no município de Concórdia-SC.

 

comunicado tecnico  

 

Padronização de uso das unidades de medida em processos de produção de biogás

A padronização de uso das unidades de medida em processos de produção de biogás promovem o entendimento e o uso correto dos termos técnicos no processo de biodigestão e fornecem os subsídios para a interpretação dos resultados e a tomada de decisão na operação e controle dos biodigestores.

inopa project

Capacity Building and Fundamental Research to Develop and Implement a Mechanical Biological Treatment Facility (MBT) with an Integrated Fermentation Stage in Jundiaí, Brazil

The Project Capacity Building and Fundamental Research to Develop and Implement a Mechanical Biological Treatment Facility with an Integrated Fermentation Stage in Jundiaí-SP, Brazil aimed to open a multidisciplinary discussion integrating several market segments, in order to allow the design of tools for the implementation of a sustainable management of municipal solid waste.

During the project implementation it was possible to enter into debates that spanned from the technologies in the form of fermentation, composting, recycling, and energy recovery up to the provision of information, advice on the introduction of a sustainable waste management and, still, the engineering and scientific content, as well as the relevant aspects for the implementation of the projects, such as trends and challenges of management, among other aspects of the market.

This project also provided comprehensive knowledge about this new market for Brazil and also the construction of an inter-relationship with the sector of waste within Bra-zil-Germany, establishing an exchange with iconic German institutions on best practic-es to ensure climate protection and the preservation of natural resources, thus provid-ing a continuous exchange of experiences, through vocational and technological edu-cation.

 

 

gestao residuos solidos

Volume II - Volume III

Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos - transferência de experiência entre a Alemanha e Brasil

O livro tem como objetivo abrir uma discussão multidisciplinar integrando vários segmentos do mercado a fim de permitiro delineamento de ferramentas para a implementação de uma gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. Os debates abrangemdesde as tecnologias na forma de fermentação, compostagem, secagem, reciclagem e recuperação energética até o fornecimento de informações, a assessoria na introdução de uma gestão sustentável de resíduos e, ainda, a engenharia e conteúdo científico, bem como os aspectos relevantes para implementação dos projetos, tais como tendências e desafios da gestão, entre outros aspectos do mercado.

Esta publicação técnica irá fornecer ainda conhecimento global deste novo mercado e também a construção de uma interrelação com o setor dos resíduos no âmbito Brasil-Alemanha, estabelecendo um intercâmbio com instituições alemãs ícones em
práticas que garantem a proteção climática e a preservação dos recursos naturais, oportunizando assim uma troca permanente de experiências, através da educação profissional e tecnológica.
 
 
Biogas an all rounder 

Biogas an all-rounder: new opportunities for farming, industry and the environment

Esta é uma publicação em inglês, produzida pela Associação Alemã de Biogás (Fachverband Biogas e.V.), cujo conteúdo abrange um leque de tópicos pertinentes à produção e à utilização do biogás. Tem como objetivo principal apresentar, em linhas gerais, os diversos benefícios que o aproveitamento energético do biogás pode acarretar, além da interface com questões sociais e econômicas pertinentes. Além de apresentar este panorama geral do tema, a publicação também contém um portifólio de empresas alemãs que atuam na cadeia do biogás na europa, fornecendo desde sistemas completos, até equipamentos específicos para determinadas etapas e consultoria de engenharia especializada.

 Guia Pratico do Biogas

 

Guia Prático do Biogás – Geração e Utilização

Já está disponível a versão em português de uma publicação amplamente difundida na Alemanha, o Guia Prático do Biogás – Geração e Utilização (Leitfaden Biogas). Esta publicação aborda, de forma generalista, diversos assuntos ligados ao tema do biogás, indo desde o processo microbiológico até os passos para a construção de uma planta industrial de biogás e a análise financeira de projetos. A finalidade deste guia é contribuir no sentido de oferecer respostas embasadas na prática alemã às perguntas relacionadas à geração e aproveitamento de biogás, no tocante à tecnologia, organização, legislação e aspectos econômicos. Elaborada pela Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe e.V. – FNR, entidade alemã que fomenta projetos no setor de energias renováveis, esta obra de referência contém textos que versam sobre tecnologia de biogás, planejamento de custos e operação de usinas."

 Guia Pratico do Biogas

Guia Técnico Ambiental de Biogás na Agroindústria

Esta publicação traz informações sobre a tecnologia de biogás e seu potencial de implantação no estado de Minas Gerais, visando facilitar as decisões do setor por novos conceitos e tecnologias. Trata-se de uma rota tecnológica muito interessante para melhorar a eficiência econômica e reduzir os impactos ambientais das atividades do setor industrial, especificamente do setor agroindustrial, o qual gera efluentes e resíduos com alta taxa orgânica, e o aproveitamento energético do biogás gerado a partir da degradação anaeróbia. Ótima leitura!

 biogasparana

Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogas Para o Estado do Paraná

Esta publicação resulta de uma ampla investigação acerca das potencialidades de desenvolvimento de uma modalidade de energia limpa, descentralizada e renovável: o biogás. O levantamento foi realizado pelo Senai-PR, cuja expertise está na implementação de estudos de futuro para o desenvolvimento industrial sustentável. A iminente necessidade de diversificação da matriz energética mundial, constitui o pano de fundo para estimular essa iniciativa de pesquisa. Nesse sentido, o estudo apresentado nesta publicação envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas, que se dedicou a levantar dados, efetuar análises e visualizar alternativas, com base em informações oriundas da literatura, de instituições de renome e de visitas técnicas a empreendimentos ligados ao biogás.

Fim do conteúdo da página