Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Perguntas frequentes > Lei de acesso à informação > Gerência de Capacitação
Início do conteúdo da página

Gerência de Capacitação

Publicado: Terça, 14 de Abril de 2015, 14h53 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 15h59

Tendo entre seus princípios e eixos de atuação a construção da igualdade e a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, o Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades - PNCC promove, coordena e apoia programas de desenvolvimento institucional e de capacitação técnica que tenham como objetivo não apenas atender requisitos de eficácia e eficiência na execução de programas e projetos, mas, principalmente, colaborar na construção de uma cidade democrática e com justiça social.

Os programas e ações incluídos no PNCC são de responsabilidade da Secretaria Executiva, por intermédio da Gerência de Capacitação, da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, que conta com a participação das Secretarias Nacionais, outros órgãos do Ministério e parceiros. A necessidade de aprofundamento do processo democrático torna imprescindível a incorporação de todos os agentes sociais no processo de construção de uma política urbana democrática e descentralizada, integrada e eficiente. Nesse contexto, a capacitação de agentes públicos e sociais para as políticas públicas urbanas integradas constitui uma das tarefas mais importantes do Ministério das Cidades no processo de promoção do Direito à Cidade e da inclusão social.

O Portal Capacidades dispõe de uma Plataforma de Educação a Distância para diversos cursos de autoinstrução e moderados; informações e notícias sobre as atividades do Programa Nacional de Capacitação das Cidades; agenda das atividades de capacitação promovidas pelo Ministério das Cidades; Biblioteca e Videoteca virtual, com textos, apresentações, livros e outras publicações e vídeos para download; Blogs dos projetos do Programa de Apoio à Extensão Universitária – PROEXT; Fóruns e chats temáticos; além de um cadastro geral de gestores públicos interessados em participar das atividades propostas.

 

Sobre o cadastro e acesso ao Portal

Siga os passos, são 2 procedimentos: Cadastro no Portal Capacidades e Inscrição na atividade desejada.

Como se cadastrar no Portal:

1. Abra seu navegador de internet. (Internet Explorer; Chrome, Firefox, etc.)

2. Digite: www.capacidades.gov.br e clique em “Cadastre-se”. (Lousa)

3. Na página de cadastro, preencha TODOS os campos e clique em enviar.

4. Uma mensagem de confirmação de cadastro será enviada para seu email.

5. Após clicar no link recebido por email, clique em “Faça seu login”, localizado na página principal do Portal Capacidades

6. Digite o CPF e senha cadastrada.

Obs:  Se aparecer uma mensagem de erro “você não validou seu cadastro”

verifique seu email, caixa de spam e lixeira. Se ainda assim não localizar o email com um link para ativar, escreva para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informe o

ocorrido e seu nome completo para ativação.

Como se inscrever nas atividades:

1. Busque pela atividade desejada (curso, seminário, oficina etc) na "Relação de Próximas Atividades".

2. Clique no link, abrindo a página, clique em "Inscreva-se" (botão azul) e confirme a opção.

3. Você receberá automaticamente no email cadastrado uma confirmação de pré- inscrição no evento (no caso dos Seminários) ou uma mensagem confirmando sua pré-inscrição (no caso dos Cursos EAD), na qual será informada a data e a confirmação da inscrição.

Após o recebimento do email de confirmação:

1. Faça seu login no Portal Capacidades, sempre inicie pela Home/Início/Página Principal (links não funcionam, pois você deve fazer o login toda vez que acessar a plataforma).

2. Em seguida, já logado, clique em “Educação a distância”.

3. Uma nova janela será aberta, nela clique no item “Cursos de Autoinstrução”.

3. Busque o nome exato do curso e turma em que está inscrito(a).

4. Clique no link do curso e bons estudos!

Sim. Acesse com seu CPF e senha, clique em “Meu cadastro” e altere email, endereços e outros dados. Se desejar modificar a senha, clique em "Redefinir senha". Se não lembrar da sua senha para acessar, clique em “Esqueci minha senha”, antes de realizar o login.

Se você verificar a mensagem de erro “Você ainda não confirmou seu cadastro”, verifique o email que foi cadastrado, inclusive a caixa de spam ou lixeira pois alguns provedores consideram como ameaças os emails enviados automaticamente pelo sistema. Caso não receba o email para ativar o cadastro, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.informando seu nome, conforme cadastro, e CPF para liberarmos seu acesso.

Verifique a sua caixa de Spam: alguns provedores podem considerar as mensagens uma ameaça, por serem  enviadas automaticamente pelo sistema.

Acompanhe a agenda de atividades e notícias no Portal Capacidades (www.capacidades.gov.br) ou curta nossa página no Facebook para receber notificações sobre novos eventos e cursos oferecidos (https://www.facebook.com/PortalCapacidades).

Não. Todos os cursos são gratuitos. Os cursos a distância de autoinstrução não têm custo algum para o aluno. Os cursos presenciais tem conteúdo do curso e material gratuitos, porém as despesas com hospedagem, deslocamento e alimentação durante o curso correrão por conta dos participantes.

 

Sobre o acesso à EAD - Plataforma Moodle

Clique em EAD na página principal do Portal e busque a atividade pelo nome exato e turma, caso você esteja inscrito no curso, a página de acesso ao curso abrirá automaticamente. Caso ainda tenha dúvidas, solicite o Passo a Passo de Acesso pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No seu perfil de usuário, consulte em “Minhas pré-inscrições” e em “Minhas Inscrições” o registro de todas as atividades em que realizou inscrição até o momento.

Em até 3 dias antes da data de início do curso você receberá a confirmação e as orientações para o acesso, no email cadastrado.

Nos cursos de autoinstrução a distância, todos os inscritos serão classificados. Já os cursos presenciais e moderados (com tutoria) têm uma seleção prévia, pois as vagas são limitadas, dando preferência a agentes públicos que trabalhem diretamente na área do curso, que possam ser multiplicadores e que sejam residentes das mais variadas localidades do país, alcançando um maior número de pessoas.

Os cursos a distância de autoinstrução são realizados pela internet, conforme a disponibilidade do aluno. Os cursos moderados têm alguns requisitos prévios de horários e atividades a cumprir, mas também são realizados a distância. Já os cursos presenciais têm dia e horário exatos, com assinatura de lista de presença para atestar que o aluno esteve presente, bem como participou das atividades propostas durante todo o evento.

Cada curso tem um aproveitamento mínimo requerido para a certificação, observe o Guia do Participante para ver qual o aproveitamento que se aplica ao seu curso. Todas as certificações são feitas no Portal Capacidades. Assim, após o término do curso o participante deverá preencher uma avalição sobre o que achou do curso que estará disponível no Portal Capacidades em “Meus Certificados”, no prazo médio de até 15 dias após o fim do curso.

Existem dois tipos de cursos EaD: moderados e de autoinstrução. No primeiro há participação de tutores que orientam as atividades por meio do fórum de discussão e avaliam as atividades feitas no ambiente virtual de aprendizagem. No segundo tipo, não há tutoria, assim, o participante deverá realizar todas as atividades propostas por conta própria. Em ambos há um Guia do Participante, no qual há um cronograma sugerido para realizar as atividades, informações sobre o curso e a melhor maneira de se organizar com os conteúdos.

 

Sobre o Programa de Apoio à Extensão Universitária - PROEXT

O edital do PROEXT poderá ser acessado no site do Ministério da Educação/Proext: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=490id=12243option=com_contentview=article   
Ou por meio do site do Portal Capacidades do Ministério das Cidades: http://www.capacidades.gov.br/noticia/188/Edital+Proext+2016.

Conforme Edital do PROEXT 2016, as Universidades Públicas Federais, Universidades Públicas Estaduais, Universidades Públicas Municipais, Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia, Centros de Educação Tecnológica e Universidades Comunitárias, poderão apresentar propostas de desenvolvimento de programas e projetos, no âmbito da extensão universitária.

As IES deverão encaminhar suas propostas de desenvolvimento de programas e projetos, até 30/04/2015, ao Ministério da Educação (MEC).

O Ministério das Cidades é responsável pela elaboração e acompanhamento da Linha Temática: Desenvolvimento Urbano.

Conforme Edital do PROEXT 2016, cada IES poderá apresentar no máximo duas propostas de programas e duas propostas de projetos para Linha Temática 5: Desenvolvimento Urbano.

Conforme edital vigente são contemplados na Linha Temática 5: Desenvolvimento Urbano os seguintes subtemas: Gestão de Projetos Urbanos, Cadastro Territorial Multifinalitário, Mobilidade Urbana, Acesso à Terra Urbanizada, Saneamento Ambiental, Habitação e Trânsito.

As propostas inscritas na linha temática 5: desenvolvimento urbano, deverão ter como público alvo técnicos, gestores municipais e estaduais, além de demais agentes sociais envolvidos com a política urbana de cada município. As atividades de extensão poderão ser desenvolvidas presencialmente e/ou por meio de cursos a distância de autoinstrução e/ou moderados, que serão disponibilizados na plataforma de educação a distância do Portal Capacidades do Programa Nacional de Capacitação das Cidades do Ministério das Cidades (www.capacidades.gov.br).

As propostas deverão ser cadastradas pelos coordenadores e enviadas para avaliação das Pró-Reitorias de Extensão ou equivalente, via sistema de informação, no endereço: http://www.sisproext.mec.gov.br.

Os programas de extensão aprovados e contemplados com recursos poderão ter sua vigência estabelecida até a data de 31/12/2017, sendo que terão duração mínima de 18 meses.

Os projetos de extensão aprovados e contemplados com recursos poderão ter sua vigência estabelecida até a data de 31/12/2015.

A classificação final do PROEXT 2016 está prevista para a data de 06/07/2015

Fim do conteúdo da página