Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Workshop: Diálogo Brasil-UE Cidades Sustentáveis e as Políticas Nacionais de Desenvolvimento Urbano, Londres -19 de novembro de 2015

Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2016, 16h11

foto workshop2A Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH MCidades), com o apoio da Aliança de Cidades (Cities Alliance) e do International Institute for Environment and Development (IIED), como parte do Projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil promoveu o Workshop "Cidades Sustentáveis e as Políticas Nacionais de Desenvolvimento Urbano no contexto da Nova Agenda Urbana Pós 2015". O Workshop aconteceu no IIED, em 19 de novembro, em Londres. A secretaria estava representada pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da SNH MCidades, Júnia Santa Rosa, e pela Assessora Técnica Amanda Olalquiaga. Segundo a Diretora, o evento “teve o objetivo de ampliar a diversidade e a complementaridade de visões sobre o tema proposto pelo projeto dos Diálogos Setoriais aprovado pela SNH”.

O Workshop discutiu questões relacionadas às agendas internacionais de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas e suas interfaces com as políticas nacionais de desenvolvimento urbano. Também foram debatidas contribuições para o enfrentamento dos desafios para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o papel dos governos nacionais frente aos desafios impostos pela obrigatoriedade de implementação da Agenda Pós-2015. A Diretora Júnia Santa Rosa afirmou que “as discussões do workshop trouxeram importantes insumos para a continuidade do diálogo e visaram alinhar agendas e fortalecer a incidência temática no processo de preparação para a Conferência Habitat III, que acontecerá em Quito/Equador, em outubro de 2016".

Os Diálogos Setoriais são uma iniciativa coordenada pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA), em conjunto com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A parceria tem o objetivo de apoiar o intercâmbio de conhecimentos técnicos entre os países. O evento organizado pela SNH MCidades contou com a participação de especialistasda América Latina, Europa e Ásia que debateram o tema apresentado pelos dois peritos do projeto, David Satterthwaite (IIED) e Pedro Lara de Arruda (IPC-IG). Além dos peritos, participaram palestrantes e debatedores representantes do Cities Alliance, da Communitas Coalition, do Indian Institute for Human Settlements (IIHS) e Sustainable Development Solutions Network (SDSN), da Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD), da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), da Universidade de Machester e da University College London (UCL).Também estiveram presentes representantes da Architectural Association School (AAS), da London School of Economics (LSE), do International Institute for Strategic Studies (IISS); do Building Research Establishment (BRE); do Cullinam Studio, do Usefull Simple Projects, entre outros.

Fim do conteúdo da página